O que sua pele diz sobre você ? A pele é capaz de se comunicar?




A pele fala muito mais do que nós podemos perceber conscientemente! Quando nascemos, é o órgão responsável por captar informações do meio externo por meio do tato e das terminações nervosas. O bebê aprende pela qualidade do toque: carinho, proximidade, aconchego, prazer, dor, frio, calor, distância, ausência e também os maus tratos. As sensações captadas são interpretadas pelo cérebro e contribuem na construção do ego, da personalidade de cada pessoa.
Sabemos que a pele é a primeira exposição do ego, é nosso “espelho”, demonstrando a autoimagem e autoconfiança. Esta estrutura maravilhosa funciona como campo de batalha entre o que está acontecendo em torno de nós (exposição á microrganismos, radiações, poluição, ao stress, choques mecânicos, acidentes) e o que acontece dentro de nós (como lidamos com ansiedade, raiva, agressividade, desejos reprimidos, frustração, baixa estima, etc.).
Após algum tempo, a pele, além de captar, passa a enviar mensagens. Somos traídos por ela quando menos esperamos, o rubor da face acontece quando queremos esconder nossos sentimentos, e eles afloram de maneira involuntária. A sudorese profunda indica um estado de ansiedade crônica. A felicidade, tristeza, desânimo, paixão, tudo é comunicado pela pele.
Se você quer estar “bem em sua própria pele”, lembre-se de que ela é parte de um grande conjunto, procure o equilíbrio! Alegria, paz, paixão pela vida, novos desafios, relacionamentos saudáveis, é tudo isso que desejamos que sua pele esteja comunicando. Abraço cheio de carinho!

Bibliografia

DIAS, H.Z. et al. Relações visíveis entre pele e psiquismo: um entendimento psicanalítico. Psicologia Clínica, v.19, n2, p.23-34, 2007

MÜLLER, M.C.; RAMOS, D.G. Psicodermatologia: uma interface entre psicologia e dermatologia. Psicologia Ciência e Profissão, v.24, n.3, p.76-81, 2004
Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo so no html.
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial