Uma viagem a Vinhoterapia......


                                        
                                                         ... É inverno e eu, como a maioria dos românticos, sinto na pele um clima de sofisticação, uma estação charmosa e envolvente. Um tempo que precisa ser vivido com inspiração, aconchego, boas conversas, amigos, bebidas quentinhas, que “caliente nosso corpo e a alma”. Um tempo de cuidados, de banhos demorados,  ideal também para hidratar e nutrir a pele, mmmm  isso  me faz pensar num delicioso e aromático vinho e seus benefícios. Imagine o abraço de um banho de vinho,  que relaxante,  já imaginou?    Essa técnica para banhos já  existe e foi  batizada de VINHOTERAPIA, e desde então  tem sido um do  mais aclamados pela mídia e procurada nos serviços dos SPAs.

É bem assim mesmo, a Vinhoterapia no SPA é uma forma diferente de sentir o vinho e inebriar os sentidos! Na linguagem dos SPAs usa-se o termo “ritual” para o conjunto de serviços e procedimentos que tornam a  “Experiência de SPA” única! 
O ritual implica em um valor diferente do tempo entre todos os envolvidos, tanto de quem prepara como de quem participa. O tempo ritual não passa como passaria em uma hora de trabalho ou de rotina diária. É UM tempo ritual sensorial que só um SPA consegue produzir e proporcionar aos clientes/spasianos, o efeito mágico necessário para encantar os sentidos.  Então,  te convido a viajar nessa experiência...

“ Você  e aquele  delicioso ambiente relax, clima de paz, harmonia e tranquilidade.  Você olha o Menu de banhos e escolhe a Experiência VINHOTERAPIA.  Logo,  é conduzida a uma sala elegante, para iniciar a  limpeza e oxigenação da sua pele,  através da esfoliação corporal,  seguido por uma ducha quente, e após uma ou mais máscaras cremosas, flocadas aplicadas em  todo o seu corpo, enquanto aguarda a ação das máscaras, percebe um som muito suave ao fundo,  tudo tão tranquilo e  calmo, seu corpo  relaxando e sua respiração desacelerando, instantes para aquietar mente e equilibrar emoções. Você aproveita e aceita a dica da profissional, para também  hidratar o rosto, então, uma delicada  máscara facial é bem vinda.  E finalmente chega o momento do  famoso Banho de vinho,  a sala de banhos exala um perfume que te convida a entrar logo no banho de imersão,  e  você percebe que até a temperatura da agua foi milimetricamente calculada.
 Tudo acompanhado por uma delicada taça de vinho tinto! ....Então, você descobre que ...”O banho é completamente diferente  do que faz em casa... e pensa _o que será que tem na água?” ..  e,  embora não saiba o que é de fato, percebe que sua pele fica a cada minuto mais  macia, suave, sedosa e a sente perfumada. São 20 minutos de puro relaxamento! Neste momento, você ainda recebe uma dose extra de hidratação, quando colocam algo semelhante a  Pérolas ( sais especiais com formato de pérolas)  na água. Que luxo!  Pensamentos maravilhosos fluem e a sensação de que você foi feita (o) para isso! Afinal, você merece tudo isso!  Enfim, é hora de sair do banho e alguém te conduz  a sala de repouso.
Que surpresa! Na sala um mimo especial do SPA te espera,  uma deliciosa e pequena degustação.  Enquanto saboreia, você  sente todo esse bem estar e até  pensa que acabou,  mas na sequencia é convidada a usufruir o ultimo  dos serviço da Vinhoterapia,    uma  massagem  relaxante do tipo anti stress  com deliciosos óleos balsâmicos enriquecidos de óleos essenciais.  Que cheiro maravilhoso!! Que pele sedosa!! Enfim,  uma experiência viva do que é  bem-estar, relaxamento, tranquilidade, merecimento e rejuvenescimento, equilíbrio corpo, mente e alma!

Percebeu quantos detalhes?  Parece exagero? Será que necessita de tudo isso mesmo?  




Sobre isso a Expertise  Renata Lima – Gerente LEGER PORTO DE GALINHAS – Enotel – Recife-Brasil , diz :“ Aqui preparamos a experiência completa para um despertar de sensações que devolve por completo o conforto e bem-estar com as notas do vinho tinto desde o pré-banho, banho, massagem acompanhado de uma taça de vinho de boa safra e uma degustação do LEGER SPA”   ..." O Banho Romano é uma ótima proposta em nosso menu, pois atrai muito os hospedes do Enotel para o Leger SPA “.

Claro que sim!  O sucesso está em proporcionar a   Experiência de SPA  completa para assegurar o bem estar do cliente, então, nem de longe dá para vender  banho por banho!

Vamos mais a fundo.. então, e o cliente como ele pensa?




Para isso, fui até  uma das Autoridades no País quando o assunto é SPA -  Sylvia de Segantini - Diretora para Certificação na ABC - SPAs do Brasil que traduz o sentimento de  quem busca/compra estes serviços:   “ Sou igual a maioria dos clientes, eu busco em minhas viagens de férias descansar e experimentar o que há de melhor em terapias de SPAs. Gosto de novidades, mas eu avalio tudo o que eu vou contratar no Cardápio de SPA. Procuro saber tudo antes, pois quero a garantia do retorno quer seja para beneficiar a minha pele ou para o meu bem estar ”


Mas, e agora, o que usar na agua? O que é diferente?   Continuemos a viagem, na história, realidade, modismo e   bem estar assegurado.

Banho iniciado lá na antiguidade...

                                                                    A história da terapia do
vinho remonta a antiguidade. Hipócrates já tratava febres, o estômago com suco de uva e a pele com óleo de semente de uva... Partimos de tão longa data para onde a VINHOTERAPIA teve a sua comprovação científica nos dias de hoje. Precisamente o SPA do vinho é originário de Bordeaux, na França inspirado na generosidade de sua região vinícola. O conceito de vinhoterapia foi inicialmente desenvolvido por Mathilde Cathiard-Thomas e seu marido, que abriu a primeira Caudalie Vinothérapie Spa em 1999.

O mundo SPA aprovou e desde então a indústria da beleza emprega os polifenóis das uvas para produzir potentes fórmulas  cosméticas que desafiam a idade principalmente para o uso facial com indicação de combater as rugas.

Os Polifenóis são encontrados principalmente na casca de uva vermelha ou roxa e no vinho tinto. Tem o poder antioxidante maior que das vitaminas C e E, sendo considerado um tratamento poderoso e eficaz para inibir a ação dos Radicais Livres que agem no nosso corpo. Isso inclui etapas de tratamentos pela pele e uso como alimento. Para a pele, agem contra as radiações ultravioletas do sol e dos ataques biológicos de fungos, vírus e bactérias. Contribuem para a elasticidade da pele, fortalecem os vasos capilares e retardam o seu envelhecimento.

Voltando ao hoje.......

                                  ...O que é “ Realidade” e o que é “Modismo” em Vinhoterapia

É preciso garantir a eficiência e a segurança da Vinhoterapia para que os benefícios realmente aconteçam. Por isso é preciso saber que não é eficiente e nem seguro preparar o banho  sem considerar a temperatura da  água, assim como adicionar   vinho tinto de baixa qualidade (observei isto algumas vezes com meus próprios olhos!).  Porque não? Porque além do baixo teor de polifenóis,  esse tipo de vinho tem também alto teor alcoólico. É certo que  vinhos de boa qualidade e na proporção adequada custam caro para uma prática profissional em SPA, especialmente quando é necessário utilizar toneis de vinho para  obter a ação dos polifenóis e creditar como tratamento de Vinhoterapia. Se prestar atenção, muitos SPAs praticantes desta técnica estão situados em regiões vinícolas, que têm fácil acesso às matérias primas de interesse, e o cliente está envolvido pelo tema: provas de vinhos, colheita de uvas,  visitas a produtores de vinho e passeios pelos parreirais. 

E para os SPAs que não estão situados nestas regiões produtoras, sabemos que o valor do litro de vinho de boa qualidade pode tornar o processo inviável financeiramente. Então o que fazer? A tecnologia cosmética é a solução eficaz. Estão ao nosso alcance inovações de matérias primas e formulações cosméticas pensadas para fornecer a porcentagem desejada de polifenóis, sem os prejuízos que o excesso de álcool possa provocar na pele. Estes produtos mantêm o prazer que o vinho e seu aroma fornece e possui  a concentração calculada para serem diluídos na água do ofurô ou de banheiras. Assim temos as quantidades suficientes de Polifenóis tão aclamados como Heróis pelas ações antioxidantes, além de outros sub extratos derivados quer sejam as  vitaminas,  minerais entre outros  que combinem com o banho proposto.   

 O fato de você se permitir a um momento de imersão SPA, traz uma consciência de que você quer ser cuidar e receber todos os benefícios que as substâncias presentes na água estão fornecendo. Você se coloca na presença dos ativos e permanece lá para que façam efeito. E o contato não pode ser fonte de agressão à pele. Voltando a questão do tempo, reflita comigo: quem hoje tem tempo para perder em momentos que não acrescentam valor e que até podem gerar ressecamento e favorecer o aparecimento de irritações cutâneas? Sentiu a responsabilidade? Este é o alerta para a necessidade de usar os produtos corretos e seguros para que toda essa magia aconteça.  E acredite, ela acontece!
O Balneário Águas de Lindoia,   que há várias décadas oferece na região banhos com águas termais como uma riqueza natural e para curas de várias moléstias da pele, artrites e aparelho respiratório.  Inovou, buscou known  how  com a empresa  Consultoria do banho, que  implantou “ Experiências completas”, isto, aumentou seu faturamento. 


Segundo o depoimento do diretor do Balneário, Dagnaldo de Araujo Silva..." Houve um aumento nas vendas desde que implantamos os “Banhos de SPA” em nosso menu.  Agora não vendemos somente os banhos termais medicinais, mas sim, vendemos banhos de SPA mais glamouros e preparados com a qualidade das nossas águas medicinais. Só podemos usar produtos testados como requisito primordial. Para cada banho de SPA aferimos um aumento de 15% nas vendas"
 
 Balneário - Águas de Lindóia

Enfim...
                   ...meu Happy End...
A imersão a esta técnica segura de SPA, a vinhoterapia e em banhos termais, por si só faz você viajar em um ritual maravilhoso, relaxante e de resgate ao amor próprio, de fato, um estímulo aos sentidos e muito bem estar. Posso afirmar, é uma verdadeira delícia! 

As sensações? AAAAhhh... tenha em mente: quem desfruta deste ritual de Vinhoterapia em SPAs confiáveis, assim como eu, não conseguirá descrever o que sentiu, por mais que eu tente, como fiz acima, não existem palavras para isso. Só um fluxo de emoções, sentimentos, sensualidade, que se combinam ao brilho da pele revigorada e sedosa.   Classifico como uma experiência fantástica da categoria “ Eu mereço um novo ânimo.”
Dica: Se desfrutar deste serviço em um Day Spa Urbano, Avise antes da terapia que o ideal é providenciar carona de volta para casa!

By Lucienne Souza –Spa da Pele 

Fotos cedidas por LEGER SPA PORTO DE GALINHAS  – ENOTEL
Dica para Profissionais : “ Tanto na  consultoria para  SPA, no curso de  Banhos,  quanto nas  Certificações de SPAs , eu oriento sempre  os profissionais  para terem o devido cuidado ao se aventurarem  com a adição de matérias primas in natura. Primeiro porque se estas forem colocadas em quantidade insuficiente nada acontece como ação por princípios ativos proclamados para relaxar, revigorar ou embelezar e isso vai frustrar o cliente no SPA e clientes insatisfeitos não voltam!  Ou, se as mesmas substâncias colocadas com exagero poderão causar riscos de danos para a pele, e até  para a saúde da pessoa.  É um mercado que não permite amadores !  “ e Sylvia de Segantini conclui com a seguinte orientação: “  No SPA,  oriento que sejamos profissionais acima de tudo, para uma boa sequência de  Vinhoterapia   indico ao meus clientes, o Banho Romano e Óleo Balsâmico que já possuem óleos essenciais para a  massagem, uma taça de vinho tinto especial e degustação personalizada do SPA.  Em referência, posso citar o sucesso do último SPA que atendi,  o conceituado Leger SPA Porto de Galinhas  ISO 9000, que fica no ENOTEL em Recife. No menu  de banhos, incluí a Vinhoterapia Romano,  porque encanta aos hóspedes receber um banho cremoso, com uma espuma que mais parece um chantilly, e delicioso  aroma de vinho tinto, então a vinhoterapia de fato entrega o que promete”.  http://spaportodegalinhas.com.br/
    


Desfrute de mais conhecimento, continue sua pesquisa...

REFERÊNCIAS 


HUNG, C.F. et al. Delivery of resveratrol, a red wine polyphenol, from solutions and hydrogels via the skin. Biological & Pharmaceutical Bulletin. V.31, n.5, 2008

KWAK, S. et al. Ethanol perturbs lipid organization in models of stratum corneum membranes: An investigation combining differential scanning calorimetry, infrared and H NMR spectroscopy. Biochimica et Biophysica Acta, 1818, p.1410-1419, 2012.

NDIAYE, M.et al. The grape antioxidant resveratrol for skin disorders: promise, prospects, and challenges. Archives of Biochemistry and Biophysics, v.508, n.2, 2011‏


Agradecimentos a Colaboração especial 
Sylvia de Seganttini
Proprietária da empresa Consultoria do banho
Diretora para certificação de SPAS na Associação Brasileira de Clínicas e Spas do Brasil
Consultora SPA E Clínicas desde 1.999

Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo so no html.
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial