VALIDADE DE COSMÉTICOS ANTES E APÓS ABERTO.



Saiba qual é o tempo de vida dos produtos de beleza antes e após aberto.




Alguns hábitos que estamos adquirindo como ler rótulos de alimentos, cosméticos e verificar a data de validade era algo que até pouco tempo atrás ninguém fazia. E pode acreditar, não é muito fácil determinar quanto tempo um cosmético manterá suas características quando está no mercado. Imagine quanta variação de temperatura, agitação no transporte e coisas deste tipo!

            Para isto existem os estudos de estabilidade, e lembrando, a definição de prazo de validade pela RDC 211 de 2005 é:

“tempo em que o produto mantém suas propriedades, quando conservado na embalagem original e sem avarias, em condições adequadas de armazenamento e utilização”

Agora veja que interessante, no Brasil exige-se o prazo de validade nas embalagens, que considera o produto fechado. Depois de aberto, temos a entrada do ar, que contém uma série de microrganismos e oxigênio. O contato com as mãos, a pele, também traz mais microrganismos e sujidades. Apesar dos testes de estabilidade considerarem as condições normais ou razoavelmente previsíveis de uso, existe uma tendência de sugerir ao consumidor a durabilidade do cosmético após aberto. Esta validade após aberto pode ser menor do que a validade, e não é exigida pela ANVISA, apesar do Guia para Avaliação da Segurança de Produtos Cosméticos afirmar que os fabricantes devem:

“fornecer informações ao consumidor, da maneira mais clara possível, a fim de evitar o uso inadequado do produto”
            Recapitulando: pode acontecer de um produto ter validade de 2 anos quando fechado e após aberto ter validade de 6 meses.

Pois bem, e como é na Europa e Estados Unidos? Muitas vezes você não encontra na embalagem o prazo de validade, apenas o Period After Opening (PAO) – Período Após Abertura, e os produtos tem até um símbolo:

Estes símbolos indicam os meses de validade do produto após aberto, então, teoricamente, se você ainda não abriu o produto a validade não está contando. Isto vale para produtos com validade superior a 30 meses. Para os demais é necessário constar o prazo de validade com mês e ano.

O que acontece na prática é que muitas vezes olhando a embalagem de um cosmético europeu ou americano, você não sabe se está vencido ou não...A recomendação neste caso é encontrar o número do lote na embalagem e entrar em contato com o fabricante para confirmar a validade!

Eu acho que nosso Brasil está mais bonito nesta foto do que os produtores estrangeiros.... Imagine se na pressa do dia a dia você vai ter tempo para telefonar para um SAC e aguardar a verificação da validade de seu cosmético?


Referência Bibliográfica


BRASIL. ANVISA. RDC Nº 211, de 14 de julho de 2005. Disponível em :. Obtido em: 2014/04/09 15: 40h

BRASIL. ANVISA. Guia Pará Avaliação de Segurança de Produtos Cosméticos. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/guia/guia_cosmeticos_final_2.pdf>. Obtido em: 2014/12/09 14: 20h

Cosméticos calculadora. Cosméticos FAQ vida de Prateleira Disponível em: < http://checkcosmetic.net/cosmetic-and-perfume-shelf-life-faq/ >. Obtido em: 21/10/2014 15: 00h

SANTOS, ALR Produtos cosméticos e de higiene corporal Regulamentar Enquadramento. Candidatura Ao Título de Especialista em Assuntos Regulamentares Ordem dos Farmacêuticos. Lisboa, 2013. Disponível em: <http://www.ordemfarmaceuticos.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/Docs198.pdf>. Obtido em: 21/10/2014 14: 30h
Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo so no html.
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario
Postagem mais antiga Página inicial